Comitê gere o Programa de Aprimoramento da Política de Alfabetização na Idade Certa
As pautas principais da reunião foram a apresentação dos dados da Jornada Pedagógica e dos programas paralelos ao Alfabetiza Porto Velho, tais como o Banzeiros do Saber, Mais Educação Infantil, Saero/2023, DPE em Ação, além dos resultados parciais do próprio Alfabetiza Porto Velho nos primeiros meses deste ano letivo.
“Foi feito um comparativo médio de como estavam esses dados de 2023 para 2024 para então uma análise dos avanços. Verificamos os avanços significativos na alfabetização de alunos dos 1º, 2º e 3º anos e foram compartilhados os resultados do Sistema de Avaliação do Ensino Básico, e ainda falamos sobre a organização e planejamento da Jornada Pedagógica que sempre realizamos dias antes do ano letivo corrente iniciar e, só para registrar como referência, tivemos resultados significativos no programa Banzeiros do Saber, onde os indicativos mostraram 84% de melhoria do aprendizado nos alunos do baixo Madeira na Língua Portuguesa, e 88% em matemática, o que demonstra a inclusão de alunos das mais remotas regiões da zona rural neste processo de aprendizagem”, explicou a secretária de Educação, Gláucia Negreiros.
O encontro aconteceu na sede da secretaria e contou com a participação de técnicos representantes da vice-presidência e presidência do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO).
A secretária Gláucia Negreiros falou ainda da importância dos resultados positivos obtidos desde o início do programa, em 2021, para o trabalho em equipe. “Nossa missão é avançar e estamos conseguindo essa vitória junto aos professores e alunos em fase de alfabetização, que, hoje, em número importante, já estão com mais habilidade para leitura com influência e escrita com montagem de frases mais longas. Eu parabenizo a todos que estão trabalhando de forma colaborativa em busca de um aprimoramento”, comentou a titular da pasta de Educação.
ALFABETIZA PORTO VELHO
O Programa Alfabetiza Porto Velho, instituído na rede municipal de ensino, teve início em 2021 e tem como objetivo alfabetizar todas as crianças da rede até o 3º ano do ensino fundamental conforme os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular do Estado de Rondônia (RCRO).
Ao todo, cerca de 24 mil alunos são monitorados pelo programa e, destes, mais de 90% fizeram a última prova do Avalia Porto Velho, que incluiu as disciplinas de Matemática e Português. De acordo com o resultado, o avanço foi registrado neste ano em turmas do 2º ao 5º ano do fundamental I. Do 6º ao 9º ano, o aumento da média está em diagnóstico de alerta, com menos avanços expressivos.
“Temos usado os dados do ano passado para comparar e notamos o crescimento no processo de alfabetização. Podemos dizer que avançamos bastante”, disse a secretária Gláucia.PARCERIA COM O TCE-RO
A elaboração do Programa nasceu por meio de um esforço conjunto e colaborativo da Semed com o apoio técnico do TCE-RO, para melhorar os processos de alfabetização nas escolas da rede, contribuindo e apoiando as unidades escolares para que a alfabetização aconteça na idade certa.
Para que os resultados na alfabetização sejam obtidos, a Semed, com o suporte do TCE, vem realizando a formação de professores multiplicadores alfabetizadores em toda a rede, que alcançam os demais professores e que atuam especificamente com a alfabetização.
O COMITÊ GESTOR
“Nós temos toda uma rotina de evidenciar se o programa está alcançando êxito ou não, através do monitoramento mensal dos resultados de alfabetização da rede por meio de instrumentos que são disponibilizados aos professores e supervisores escolares. E essas reuniões de comitê acontecem a cada dois meses. Estamos sempre buscando caminhos para melhorar a aprendizagem e as avaliações apontam para onde ir”, explicou Fernanda Souza, coordenadora do programa.
METAS
Somados, os alunos dos três primeiros anos chegam a um total de, aproximadamente, 15 mil crianças na rede municipal de ensino. No Programa Alfabetiza foram estabelecidas as seguintes metas: alfabetizar 85% das crianças até o final do 1º ano; alfabetizar 100% dos alunos até o final do 2º ano e promover a ampliação da leitura e compreensão de textos de todos os alunos do 3º ano do ensino fundamental.
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
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