A nova estrutura foi entregue pelo governo de Rondônia, nesta terça-feira (28), em Porto Velho
Porto Velho, RO - Equipado com tecnologia de ponta e recursos modernos, o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), é responsável por coordenar operações de policiamento, gerenciar emergências e otimizar a resposta a incidentes em tempo real. A nova estrutura foi entregue pelo governo de Rondônia, nesta terça-feira (28), em Porto Velho. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades da segurança pública estadual, e representantes do Ministério da Justiça.
Antigo prédio do Ciop
Desde sua fundação, o Ciop promove a integração e coordenação das atividades operacionais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e, posteriormente, da Polícia Técnico-Científica (Politec). Este modelo integrado, permite uma resposta mais eficiente e coordenada às emergências, otimizando os recursos disponíveis e melhorando a segurança da população.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Ciop fortalece a segurança pública, integrando as forças de segurança, dando maior proteção à população.
NOVO PRÉDIO DO CIOP
Reconhecendo a necessidade de instalações mais adequadas, o governo de Rondônia iniciou, em julho de 2022, a construção de um novo prédio para o Ciop, com uma área de 1.321,84 m². A obra com um valor estimado em mais de R$ 21.000.000,00, financiada pelo Fundo Nacional de Segurança Pública e concluída em aproximadamente 18 meses. A nova estrutura oferece um amplo espaço de trabalho, um estacionamento, e uma das maiores video walls [é um equipamento que consiste em uma série de monitores conectados fisicamente em arranjo, de modo a formar uma grande tela] da região Norte, composta por 40 telas para videomonitoramento, com um investimento adicional de R$ 2.053.464,48 (dois milhões, cinquenta e três mil, quatrocentos e sessenta e quatro reais e quarenta e oito centavos).
FUNCIONAMENTO E TECNOLOGIA
Segundo o secretário da Sesdec, Felipe Vital, o atendimento à população pelo Ciop ocorre de forma ininterrupta, 24 horas por dia, utilizando três fluxos principais: o atendimento telefônico tradicional (190 e 193), “o Sistema Interativo de Segurança com totens e o aplicativo ‘Cidadão RO’ para smartphones e tablets. Essas tecnologias permitem um contato rápido e eficiente com as forças de segurança, facilitando o despacho de viaturas e a coordenação de respostas às emergências”, explicou.
O prédio atual do Ciop, localizado na Avenida dos Imigrantes, em Porto Velho, foi historicamente um ponto central para diversas operações de segurança e projetos regionais. No entanto, ao longo dos anos, a estrutura se mostrou insuficiente para as crescentes demandas operacionais. Reformas e atualizações foram realizadas, como a modernização do sistema de registros de ocorrências em 2019, com a implementação do Sistema Integrado de Segurança (Siseg) e a atualização do sistema de telefonia em 2023, que aumentou a eficiência no atendimento.
Fonte: Secom - Governo de Rondônia
0 Comentários