Ação durou 24 horas e contou com simulações práticas e cenários de treinamento em tempo real
Porto Velho, RO - A
Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), através do
Serviço Móvel de Urgência (Samu), promoveu o II Corujão de Atendimento
Pré-Hospitalar (APH), uma capacitação, com 24 horas de duração, para
aprimorar e qualificar profissionais que atuam no atendimento inicial de
emergências médicas fora do ambiente hospitalar.
Ao todo, 120
pessoas participaram da atividade, entre alunos e pessoal de apoio. O
objetivo é preparar os profissionais que atuam na linha de frente para
lidar com situações críticas que podem ocorrer em diversos cenários,
desde acidentes de trânsito até emergências médicas em locais remotos ou
de difícil acesso.
Durante o treinamento em APH, os
participantes foram submetidos a treinamentos técnicos, físicos e
psicológicos, com ênfase em situações de resgate em locais de difícil
acesso. Foram executadas aulas teóricas, simulações práticas e cenários
de treinamento em tempo real para proporcionar uma experiência de
aprendizado abrangente e realista.
120 pessoas participaram da atividade
Os
participantes também foram orientados sobre o uso adequado de
equipamentos médicos e técnicas de transporte seguro de pacientes até o
atendimento hospitalar, abordagem de aspectos relacionados à segurança
pessoal, comunicação eficaz em situações de emergência e coordenação de
equipe.
Além dos profissionais que atuam no Samu, a iniciativa
contou também com a participação de convidados das Unidades de Pronto
Atendimento (UPAs), Hospital de Guarnição de Porto Velho (HGU), Hospital
João Paulo II (JPII), Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia
(Coren-RO) e internos de medicina.
Diretor do Samu, Eliezer Bispo
dos Santos aponta que a integração entre as equipes foi um dos
principais objetivos da capacitação, que busca a melhoria da qualidade
dos serviços prestados à população de Porto Velho.
“É fundamental
que a equipe esteja em constante treinamento para garantir um
atendimento de qualidade à comunidade. Por isso, essas atualizações são
realizadas regularmente como parte dos esforços contínuos para aprimorar
o atendimento pré-hospitalar na região. Nossa busca constante é manter
os socorristas sempre atualizados para garantir um serviço de
excelência”, declara o diretor.
Participantes fizeram treinamentos em situações de resgate em locais de difícil acesso
O
II Corujão de Atendimento Pré-Hospitalar aconteceu na Associação dos
Bombeiros Militares do Estado de Rondônia e foi organizado pelo Núcleo
de Educação Permanente (NEP) do Samu.
Secretária da Semusa,
Eliana Pasini reforça o compromisso da instituição a capacitação
contínua dos profissionais da saúde, visando sempre o aprimoramento dos
serviços prestados à comunidade, da atenção primária à urgência e
emergência.
“Estamos sempre buscando meios de atualizar o
conhecimento dos profissionais para que tenham condições de fornecer
cuidados eficazes e seguros às vítimas, contribuindo assim para a
redução da morbidade e mortalidade nessas situações”, aponta a
secretária.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
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